domingo, 24 de agosto de 2008

MAIS UMA VEZ POR MIM ! HISTÓRIA DE RUTE

Postei há um tempinho atrás, entretanto como sou absolutamente apaixonada pela história, mais uma vez para ler e reler quantas vezes quiser, e lembrar àquele que tem promessa não morre.***
Mas uma vez ouvi esta história maravilhosa, confesso que hoje estava no culto meio longe pensamento a mil por hora, às vezes ficamos assim em meio a situações novas ou velhas.Meu coração saltou pela boca quando ouvi que a mensagem seria sobre ela "Rute".Muitas vezes cheguei a pensar que era conscidência, histórias semelhantes por isso gosto tanto.Mas não cada vez que ouço tudo me leva a crer que em nada o fato de amar esta linda história não é mera conscidência.Pelo contrário se para e analiso identifico-me cada vez mais. Hoje foi resaltado mais a vida da sogra Noemi do que a própria Rute, como foco o fato de Noemi não ter orado e não ter orientação da parte de Deus para tomar a decisão de sair de Judá. De maneira nenhuma vemos relatando na bíblia que Noemi e fámilia oraram a Deus para confirmação desta decisão tão importante.

Na verdade vemos então uma mulher com medo das circuntâncias e do momento de fome que havia sobre Judá, que julga muito mais fácil fugir do que enfrentá-la. Quando ela começa a sofrer às consequências de seus atos impensados, onde ela fica viúva e perde seus amados filhos é que ela percebe o que fez e volta para o lugar onde deveria estar a muito tempo. Neste meio termo temos Rute uma estrangeira ao seu lado que fielmente a segue (como também a seu Deus, o Deus de Noemi como ela o chama), uma mulher de fé. Às vezes paro para pensar em como ela foi corajosa em abandonar tudo, não olhar para trás um só momento, deixar seu estado de vergonha de viúvez praticamente estéril (por que ela não tinha filhos o que era um desastre para aquela época), e segue em frente a um destino, povo, caminho, cultura totalmente estranhos para ela, realmente ela surpreende a todos com tanta fé.

Quando ele (pregador) menciona que ela era humilde e que sendo estrangeira, não encomodou-se em colher os restos dos campos, porque sabia que precisava de alimentos para si e para sua sogra.De forma nenhuma ela murmurou, questionou ou lamentou-se, provavelmente assim penso eu Rute chorava muitas noites lembrando-se de seu esposo e tantos momentos que passara ao lado dele, o fato dela não murmurar não significa que ela não sentia tristeza por seu estado, porém a tristeza não pôde afogar sua esperança no Deus de Noemi. É assim que a vejo, e ainda assim humilde e colhendo os restos no campo até o momento que Boaz a encontra em seus campos e pergunta que é ela? Minha mente voa longe quando penso nele (no Boaz de Rute), o imagino de uma forma meu Deus o sabe como, creio que na hora ele suspirou e seu coração batia rápido porque era mui bela, mui graciosa , delicada, um sentimento de tamanha proporção invadiu seu coração que não pôde suporta-lo e Boaz se chegou a Rute e disse:- Não ouves , filha minha? Não vás colher a outro campo, tampouco passes daqui; porém aqui te ajuntarás com as minhas moças.Praticamente ele quis dizer - não vá para longe de mim, fique perto para que eu posso cuidar de vc, não a conheço não sei direito quem é, mas posso ver que é mulher virtuosa...ah meu Deus do céu...Que história explêndida, Boaz é um homem raro, homem que não se encontra, ele amou a Rute não por sua beleza não, mas porque conseguiu enxergar muita mais além, percebeu que Rute não era uma qualquer, era especial, tão especial que quis protege-la, cuidar, zelar por ela cuidadosamente como se já soubesse que aquela seria sua futura esposa. Puxa vida imaginem agora Rute, creio que ela sentiu o mesmo que ele e seu coração saltou de alegria ao ouvi-lo dizer isso.

A partir daí a história toma um rumo totalmente diferente, ele viria a ser seu resgatador e a salva de um destino de vergonha e esterilidade completa, tudo sendo cuidadosamente escrito por nosso amado Deus. Senhor faça comigo assim como o Senhor fez com Rute mude minha história por completo, dai-me paciência para esperar por este homem extraordinário que o Senhor tem preparado para mim, faz-me conforme tua palavra, ajuda-me Deus e direciona-me, não me deixes agir como Noemi em meios as dificuldades e tempos difícies, ajuda-me a enfrenta-los, não quero fugir em nenhum momento, quero ser como Rute ser humilde, paciente, obediente para que a história se inverta, que eu não colha mais migalhas mas sim que torne-me a dona do campo assim como foi com Rute quando conheceu Boaz e uma nova história foi escrita........................

Nenhum comentário: