domingo, 5 de outubro de 2008

Obra completa de Machado de Assis...

Obra completa de Machado de Assis está disponível na internet
Morte do autor completou 100 anos na segunda-feira (29).Agência O Globo - 1/10/2008 - 10:03
Divulgação

SÃO PAULO - O Ministério da Educação está disponibilizando a obra completa de Machado de Assis em formato digital. São 246 arquivos, que incluem livros como “Dom Casmurro”, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba” e “Esaú e Jacó”.
O lançamento fez parte da abertura da exposição sobre o autor na Biblioteca Nacional, em homenagem ao centenário de sua morte, na última segunda-feira (29).

A versão digital das obras é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público, do MEC, e o Núcleo de Pesquisa e Informática, Literatura e Lingüística (Nupill) da Universidade Federal de Santa Catarina. Para facilitar a pesquisa, é possível fazer a consulta por gênero, escolhendo entre romance, conto, poesia, crônica, teatro, crítica, tradução e miscelânea. O endereço do site é http://portal.mec.gov.br/machado

Nota fragmentada*
Uma dos maiores e melhores escritores da nossa Literatura, em minha opinião. Senti saudades quando li "Mémorias Póstumas de Brás Cubas", e suas peripécias no jogo de brincar com o leitor (fiquei fascinada ao ler, indescritível), me fez adentrar a história de tal forma que não pude deixar de ler. A propósito acreditem mais ainda não li "Dom Casmurro", pareci piada não é?

Não obstante, um dos livros mais comentado da Literatura Brasileira e de fácil discussão, a fim de descobrir - Afinal Capitu traiu ou não Bentinho? Claro estão se perguntando - Se não o leu como sabe da história? Pois é de tanto ouvir falar, de tanto participar de debates em sala de aula, de ler revistas, mencionando em seus textos este livro (considerado por muitos um dos melhores do autor), na verdade é como se já houvesse lido. De fato não me admiro em se tratando de Machado de Assis, não é difícil apaixonar-se por suas histórias com apimentadas jogadinhas do cotidiano e reflexão para a condição humana. Logo que li o livro " Ressurreição" praticamente à primeira obra do escritor, fiquei perplexa, nem mesmo eu sabia o recém descoberto gosto pela Literaruta e prazer em ler.

À primeira obra "Ressurreição" ceticismo exagerado, pois fiquei com medo da melancolia ou depressão, posto que o final é triste e nada romântico, talvez uma marca do escritor.Entretanto a escrita, muito culta, com palavras do alto escalão, humor seco e sarcástico e momentos de flerte (ou brincar) com o leitor é de enlouquecer, quanto mais leio entendo, há muito o que aprender principalmente quando se trata de Machado de Assis.

Nenhum comentário: