sábado, 28 de março de 2009

DOCE DE TAMARINDO...POR MINHA AMIGA EDNA.

O tamarindo ou tamarino, como também é chamado, é uma fruta originária da África equatorial e da Índia. Os árabes a denominavam de 'Tamr al-Hindi', que significa ?tâmara da Índia?. Antigamente, o tamarindeiro e sua fruta eram considerados maléficos; as armas feitas com a madeira dessas árvores eram vistas como invulneráveis.O tamarindo é uma vagem revestida por uma casca não muito grossa, porém dura e quebradiça. No interior da casca, há uma polpa avermelhada, fibrosa, com um alto teor de ácido tartárico. A fruta demora aproximadamente, 245 dias para chegar à fase de maturação. No período em que as frutas estão amadurecidas, as sementes crescem, a polpa se encolhe e a casca se torna frágil, sendo quebrada facilmente com a mão. O tamarindo é utilizado na fabricação de refrescos, sorvetes, pastas, doces, licores, polpas, etc., além de servir como ingrediente de temperos para alimentos.No Brasil, a fruta é muito consumida nas regiões Norte e Nordeste, tendo se adaptado a essas regiões facilmente, devido ao clima que é mais quente.

Minha querida-bruta-amiga Edna fez um comentário que me deixou muito pensativa. Ela sorriu e disse-me:

- Ana você é meu doceeeeee!!!!

- Que????? Você está bem Edna?

- Tô gata!!! Repito. Já que você surda não ouviu...

- Você é meu doce !!! Essa gata é um doce...

- Então tá...(um tá desconfiado rs)...dei risada achando tudo esquisito...ah ela chama metade do planeta de gAtA viu!! é mania....

Até aí nenhum problema, jeito carinhoso de tratar! Mas achei tão estranho... afinal delicadeza seguida de elogio não faz parte dela. Fiquei preocupada. O que será que aconteceu? Será que viu passarinho verde???? Não...não contaria se tivesse acontecido algo. Encontrou o amor???? Bateu a cabeça na guia???? Ganhou na mega sena??? Não. Muito menos, aí que me contaria mesmo, caso não contasse teria a fuça arrebentada. Onde já se viu!Conta as sacanagens, tristezas, angústias, desamor,enfim, e na hora do amor, prosperidade exclui???. Não admito. Mas não..não,nada disso. Até então, meus pensamentos indo longe quando de repente, solta uma que vou te contar viu!!!

- MEU DOCE DE TAMARINDO !!

Azeda que só!!! Mas não liga não amiga, quando criança adorava (ainda gosto) Tamarindo....sempre trepada no pé chupando as frutinhas. É assim, começa azedinho que só e lá no finalzinho, bem no fundinho, já quase no fim da fruta tem um docinho fazendo valer a pena todo o azedume.

Sem palavras!!!!!

Depois dessa recolho-me na minha insignificância!!!!

[Hoje finalmente consegui chegar um pouco mais cedo às 23:40, inédito em plena sexta-feira nunca mais aconteci de novo, a Olda estava (menos) empolgada nesta noite.]

Foto e Fonte: - www.motherherbs.com/.../tamarindus-indica.jpeg

Um comentário:

edna disse...

Olá,Gata
Meu Doce de Tamarindo,adorei o seu comentário sobre o meu elogio a sua pessoa.
Tamarindo é tudo de bommmmmmmmmm!!!
Abraços
Edna